O Raio-X das Empresas
Todo investidor sério precisa eventualmente estudar com profundidade as demonstrações financeiras divulgadas periodicamente pelas empresas com ações na bolsa. É nelas que se encontram os principais números que revelarão a real saúde financeira por trás de cada companhia.
As demonstrações mais importantes costumam ser três:
- Balanço Patrimonial
Ele lista todos os ativos que a empresa possui (aplicações financeiras, estoques, imobilizado etc.) junto com todas as obrigações que ela tem (dívidas, financiamentos etc.). A diferença entre ativos e passivos é exatamente o patrimônio líquido da companhia.
- Demonstração de Resultados (DRE)
É como se fosse a "linha de produção" da empresa, detalhando todas as receitas que ela obteve com suas vendas em um determinado período, subtraindo os custos fixos e variáveis relacionados. O número final é o lucro líquido (ou prejuízo) obtido naquele intervalo.
- Demonstração de Fluxo de Caixa
Esse relatório mostra o caixa que efetivamente entrou e saiu dos cofres da empresa dentro de um período, separando as movimentações em atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
É essencial para avaliar a real capacidade de geração de caixa sustentável do negócio.
Com esses três pilares é possível fazer uma análise detalhada e obter diversas visões como:
- Nível de alavancagem/endividamento da empresa
- Projeção de lucros e crescimento futuros
- Geração de caixa operacional consistente
- Capacidade de investimento e reinvestimento
- Qualidade e consistência das receitas
- Retorno sobre o patrimônio investido
E muito mais!
Estudar criteriosamente as demonstrações é como fazer um check-up profundo na empresa antes de decidir se vale a pena se tornar um de seus acionistas.
Exige tempo e esforço, mas permite separar com segurança os bons ativos dos maus investimentos.
Não espere encontrar todas essas informações nos preços e indicadores superficiais.
As demonstrações financeiras são como os exames médicos que revelam detalhes cruciais sobre a saúde e perspectivas futuras das companhias.
Investir sem analisá-las é como tomar remédios sem antes realizar os exames necessários.
Estude-as com cuidado!
Aviso Importante: Valores, aplicações, investimentos, serviços, taxas, rendimentos, projeções, dividendos, isenções, tributos, impostos, séries, leis e regulamentos estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, e são de responsabilidade das autoridades reguladoras competentes. Este artigo busca ser informativo, mas apesar de nossos esforços, pode estar desatualizado. Recomendamos verificar as referências citadas antes de tomar decisões.