Como escolher em qual ação investir? Guia Fácil para Iniciantes



Fazendo as escolhas certas em ações !


Investir em ações pode parecer algo muito complicado, cheio de números e termos técnicos. Mas na verdade, basta entender alguns conceitos-chave para conseguir analisar as empresas e escolher boas ações para aplicar seu dinheiro.

Vamos lá? Eu vou te explicar de um jeito bem simples o que você precisa verificar antes de comprar ações de uma empresa. 

Acompanhe nossas dicas a seguir:


1) Preço da Ação x Lucro da Empresa (P/L)

Esse é um dos principais indicadores. Ele mostra se a ação está barata ou cara, comparando o preço com o lucro que a empresa dá. Quanto menor o P/L, mais barata está a ação. Por exemplo, uma ação com P/L de 10 está mais barata que uma com P/L de 20.


2) Dividendos (Dividend Yield)  

As empresas são obrigadas a distribuir pelo menos 25% dos lucros para os acionistas, através dos dividendos. O Dividend Yield mostra quanto essa empresa paga de dividendos em relação ao preço da ação. Quanto maior, melhor, pois você ganhará mais dividendos.


3) Valor Patrimonial (P/VPA)

Esse indicador compara o preço da ação com o valor que a empresa tem nos seus ativos (patrimônio). Se P/VPA for igual a 1, o preço está equivalente ao patrimônio. Maior que 1, pode ser um bom sinal. Menor que 1, cuidado, pode indicar problemas na empresa.


4) Valor da Empresa x Lucros (EV/EBITDA)

Esse é um pouquinho mais complexo, mas bem importante. Ele mede o valor total da empresa (dívidas, ações etc.) em relação aos lucros operacionais reais, antes de descontos.  Quanto menor, melhor, pois significa que a empresa vale pouco perto do que ela lucra operacionalmente.


5) Demonstrações Financeiras

Aqui é onde você vai encontrar vários dados importantes sobre a empresa, como lucros, dívidas, receitas e tudo o mais. É essencial analisar esses relatórios com cuidado para ver a real situação e saúde financeira da companhia antes de virar acionista.  


6) Índices de Liquidez

Esses índices, como o de Liquidez Corrente, mostram se a empresa tem dinheiro suficiente para pagar suas contas e dívidas de curto prazo. Um bom índice de liquidez significa que a empresa não corre risco de dar calote.


7) Payout 

Esse indicador mostra que porcentagem do lucro total a empresa realmente distribui aos acionistas na forma de dividendos. Quanto maior o payout, mais dividendos você vai receber.


Depois de verificar tudo isso, você já terá uma boa noção de como a empresa se saiu financeiramente, se ela é sólida, se distribui bons dividendos e se as ações valem o preço que estão sendo negociadas.

Aí é só abrir uma conta de investimentos, depositar sua grana e mandar a ordem de compra das ações que você selecionou. Mas calma, não para por aí! Você precisa continuar acompanhando tudo que foi citado aqui, analisando sempre os dados novos que as empresas divulgam, para aproveitar boas oportunidades ou se precaver de problemas.

É isso aí, galera! Com essas dicas Sobre Investimentos, analisar e escolher ações para investir ficou bem mais fácil, né? 

É só ter um pouquinho de paciência para estudar as empresas, mas nada tãocomplicado. Qualquer dúvida, é só perguntar!




Gostou deste conteúdo? 
Quer ficar por dentro das últimas novidades e atualizações sobre investimentos e finanças pessoais? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail. 






Aviso Importante: Valores, aplicações, investimentos, serviços, taxas, rendimentos, projeções, dividendos, isenções, tributos, impostos, séries, leis e regulamentos estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, e são de responsabilidade das autoridades reguladoras competentes. Este artigo busca ser informativo, mas apesar de nossos esforços, pode estar desatualizado. Recomendamos verificar as referências citadas antes de tomar decisões.

Deixe seu comentário !

Caso queira reportar algum erro no artigo, acesse o formulário de contato e responderemos o mais breve possível.

Postagem Anterior Próxima Postagem