Avaliando se a empresa consegue pagar suas contas
Um dos maiores receios que investidores têm ao considerar a compra de ações é a possibilidade de uma empresa decretar falência, levando suas ações a uma desvalorização total.
Por isso, analisar os índices de liquidez é uma etapa indispensável antes de qualquer decisão de investimento.
O principal índice de liquidez é chamado de Índice de Liquidez Corrente, obtido pela seguinte fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Ou seja, ele demonstra a capacidade que a empresa tem de utilizar seus ativos de curto prazo (caixa, aplicações financeiras, estoques etc.) para honrar todas as suas obrigações também de curto prazo (contas a pagar, dívidas, fornecedores etc.).
Um índice de liquidez corrente abaixo de 1 já é um primeiro alerta, pois indica que a empresa não tem recursos suficientes para quitar integralmente seus compromissos mais imediatos caso fosse necessário.
Quanto menor que 1, pior a situação.
Porém, um índice acima de 1,5 ou 2 costuma ser considerado confortável e indica que a companhia possui folga financeira para arcar com todas as suas dívidas de curto prazo utilizando seus ativos líquidos.
Claro que alguns setores exigem mais capital de giro por natureza, então é preciso sempre comparar o índice de liquidez com empresas do mesmo ramo de atuação.
Mas, de forma geral, quanto maior esse índice, menor é o risco de a empresa dar um calote por não ter recursos disponíveis para arcar com suas obrigações mais imediatas. E isso é muito importante para o investidor avaliar a saúde financeira dessa companhia antes de se tornar um de seus acionistas.
Existem outros índices de liquidez que também podem ser verificados, como a Liquidez Seca e Geral. Mas o índice Corrente costuma ser um bom começo para identificar se há ou não motivos para preocupação quanto à capacidade daquela empresa de honrar seus compromissos de curto prazo, evitando possíveis problemas de insolvência.
Ao estudar Sobre Investimentos é importante analisar os índices de liquidez antes de qualquer decisão, pois você conseguirá saber os riscos que está correndo antes de se tornar sócio da empresa.
Aviso Importante: Valores, aplicações, investimentos, serviços, taxas, rendimentos, projeções, dividendos, isenções, tributos, impostos, séries, leis e regulamentos estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, e são de responsabilidade das autoridades reguladoras competentes. Este artigo busca ser informativo, mas apesar de nossos esforços, pode estar desatualizado. Recomendamos verificar as referências citadas antes de tomar decisões.